INFORMAÇÕES



REVELAÇÃO DE ALGUMAS NOVIDADES PARA O DIA DO 26º ENCONTRO

Participa e/ou assiste

Título: O reencontro dos artistas da bola e da plêiade de actores de cinema”.

No dia 3 de Outubro, entre as 17 e as 18 horas, irá proceder-se à comemoração do quinquagésimo aniversário (já passaram 50 anos?) em duas áreas distintas: Desporto e Cinema.

No desporto 

O regresso dos “brinca na areia”.

1 - Em memória da equipa da Associação Académica do Cubal pela vitória no primeiro campeonato de Futebol de Salão em 1965, os “miúdos” de então, presentes no 26º Encontro, reconstituirão a formação original.

 

2 - Em moldes idênticos à anterior, uma das selecções da época de Futebol de Salão do Cubal. Para comparação, estarão expostas as duas “velhinhas” fotografias, “sacadas” pelo nosso Júlio Gil Barros 

 

Quanto ao Cinema

Alguns filmes, directed by José Lemos, dos anos “60”, produzidos nas paisagens das Fazendas dos arredores do Cubal, como:

Tarzan and the friend (P/B, Aventura) produzido em 1965

Starring: Júlio Carvalho, Aníbal Tomás Ribeiro, Telmo Fernandes, Aníbal Fernandes, João Sousa Gonçalves, António Gomes (Sapatilhas) e Virgílio Artur Lemos

Live or die (Cor, Western) produzido em 1965

Starring: Júlio Carvalho, Aníbal Tomás Ribeiro, Aníbal Fernandes, António Gomes (Sapatilhas) e Virgílio Artur Lemos

Lost expedition (Cor, Aventura) d produzido em 1965

Starring: Júlio Carvalho, Manuel Sampaio da Silva, Fernando Freire Vaz, Telmo Fernandes (Mito), Aníbal Tomás Ribeiro, Fernando Tomás Ribeiro, Aníbal Fernandes, Roque I, Roque II, Carlos Lopes (Calito), António Gomes (Sapatilhas), Virgílio Artur Lemos, Amazonas, Nito, Napoleão e dezenas de figurantes.

Eight years later (Cor, Western) produzido em 1965

Starring: Álvaro Ferreira e Fernando Freire Vaz

Co-starring: Eurico Freire Vaz, Carlos Lopes, Carlos Alberto (Chimuto), José Cravo, António Sousa, Virgílio Artur Lemos, José Pires Amaro e José Lemos

The boys were assassins (Cor, Drama, baseado em factos reais) produzido em 1968

Starring: Sérgio Augusto Gonçalves, João Sousa Gonçalves, Carlos Lopes (Calito) e Luís Maria (Pássaro Azul)

Co-starring: Fernando Borges, Cristóvão Santos, José Luís Ferreira, Carlos Peixoto Baptista, Eduardo Dinis (Tondela), Bessa, Olívia Lopes (Livita), Lucília Lopes, Purificação Lemos, Amazonas, António Sousa e Catumbela

The adventure (Cor, Aventura) produzido em 1968

Starring: Fernando Borges, Sérgio Augusto Gonçalves, João Manuel Gonçalves, Carlos Lopes (Calito), José Borges (Zezau), Catumbela e António Sousa.

 

Das películas indicadas estarão em destaque duas, com a presença dos dois elencos, que celebram no corrente ano de 2015, cinquenta anos (meio século. Quem diria!) sobre a estreia pública efectuada na esplanada do “Bar Tipóia”, situada em frente ao Clube da Vila.

Deste modo, todos os colegas presentes no 26º Encontro dos Antigos Estudantes e Amigos do Cubal, terão o privilégio “único” de poderem assistir ao vivo e “em exclusivo” ao desfile desses célebres “monstros sagrados” da sétima arte.

Aviso: O desfile dos “catraios” de outrora, que desempenharam papeis “primordiais” na interpretação de personagens “imortais”, é de “borla”.

Durante estes acontecimentos, serão realizadas sessões fotográficas, com a assinatura do Joaquim Vilares (o leão GI) e também recolha de imagens digitalizadas.

Perguntam, como é possível tudo isto?

Respondo, estejam lá, entre as 17h e as 18h, marquem o vosso lugar e assistam! Só visto! É de ficar de boca aberta!  

Vê lá se te esqueces de dar uma “olhadela” pelo “Cast”, na última página!

 

E o melhor ainda irá chegar, mas só depois do jantar…

Durante a Animação Musical, dirigida pelo excepcional músico, natural de Nova Lisboa (Huambo) – CARLÃO –, estão reservadas muitas e grandes surpresas! Naturalmente, como são de âmbito secreto, não devem ser reveladas. Mas como não consigo sustentar um segredo completo, vou levantar apenas uma pontinha do véu, sobre um grande duelo em perspectiva.

O Jogo do “Tira-Teimas”

Se analisarmos os participantes ao 26º Encontro, em função da idade e do estabelecimento escolar que frequentaram no Cubal, verificamos claramente, a existência de dois blocos. De um lado o conjunto A, constituído pelos antigos alunos dos dois Colégios (de Cima + de Baixo) e do outro o conjunto B, formado pelos antigos estudantes da Escola Industrial e Comercial D. João II + Secção Liceal.

Sendo assim, e com o equilíbrio garantido entre as duas forças, vamos proporcionar-lhes um “braço de ferro”.

Regras:

1 - Dois delegados, um de cada conjunto, eleitos pela organização, procederão à escolha dentro da sua facção, de uma candidata, e o nome de ambas deverá ser anunciado aquando do início da primeira rodada de quinos;

2 - No verso de cada quino podem colocar o nome de uma, e só uma, das duas representantes previamente anunciadas;

3 - Cada quino equivalerá a um voto, que depois de preenchido, será entregue na mesa da organização antes do início da rodada seguinte, para dar tempo ao júri de realizar a contagem, e permitir o anúncio da posição no momento, das duas concorrentes;

4 - A vencedora será de entre as duas, a que obtiver maior número de votos, terminando a sua contagem na última série de quinos;

5 – Será atribuído um valioso prémio à “Rainha do 26º Encontro.

Este “autentico” duelo, que se antevê de “Titãs”, irá pôr frente a frente (grosso modo), duas gerações. A “Ínclita” geração, a caminho ou na cercania dos 70 “esperançosos invernos” e a “Ilustre” geração, ao redor dos 60 “prometedores outonos”.

Pergunto:

1 - Para que lado tenderão alguns dos nossos colegas que frequentaram duas instituições? Será que vão permanecer ligados ao cordão umbilical, ou vão saltar a cerca, tipo “filho pródigo”, e passar para o “partido” adversário?

2 – E o grupo dos Amigos do Cubal, vão aliar-se a quem?

3 - No final, qual vai ser o conjunto dominante do 26º Encontro?  

Longe de mim ser sectário, contudo, não tenho grandes dúvidas quanto ao vencedor. Poderá não ser uma “abada” nem tão pouco uma “cabazada”,  mas a vitória é certa.

A seguir… The Cast

Vira a página…
Galeria de alguns actores de cinema do cubalhood dos anos “60”, por Ordem Alfabética



Sem comentários:

Enviar um comentário